'Novas Culturas, Novos Futuros' - Évora 27 de Fevereiro

Novas Culturas, Novos Futuros é o tema de uma iniciativa comum das várias associações e organizações que compõem a Rede Portuguesa da Fundação Euro-mediterrânica Anna Lindh para o Diálogo Entre Culturas e que se desenvolverá durante o primeiro semestre de 2010 em vários locais do país.
Tomando como ponto de partida a exibição de um documentário e/ou curtas-metragens realizados em Portugal, o projecto Novas Culturas, Novos Futuros pretende, em cada uma das sessões, criar uma dinâmica de debate e conversa com a participação de convidados especiais, das comunidades locais e interessados sobre as “novas culturas” com origem nas comunidades migrantes que hoje fazem parte da nossa sociedade, perspectivando “novos futuros” que em conjunto podemos construir.
Os temas a abordar deverão focar o impacto cultural e social dessas “novas culturas” na vivência de jovens e de mulheres e, sempre que possível dar destaque às comunidades oriundas dos países mediterrânicos que vivem em Portugal.
A cada sessão e debate seguir-se-á um momento cultural – musical ou gastronómico – que ajude a consolidar formas de diálogo e a criar laços.

Porquê partir do documentário?
Porque ele pode ser o veículo ideal para suscitar questões, para nos confrontar com perguntas e dúvidas, para incentivar um momento de debate depois da força da imagem e do som. Porque é um documento que mostra um olhar. Um olhar atento sobre um tema que o seu realizador nos quer transmitir.
Nos últimos anos tem havido um número crescente de documentários e de novos realizadores que abordam as questões da imigração e da integração das comunidades imigrantes em Portugal de forma muito sensível e impressiva.
Chamar ao debate estes novos realizadores é igualmente uma forma eficiente de promover o diálogo intercultural e de implicar um número alargado de pessoas, nomeadamente os mais jovens.

Sem comentários:

Enviar um comentário