ETNIA - Circuito Cultural Lusófono

"Foi em Cuiabá, no Estado de Mato Grosso no Brasil que teve lugar nos passados dias 24 e 25 de Novembro mais uma edição do Circuito Cultural Lusófono que se realizou no Centro de Eventos do Pantanal uma grande infraestrutura gerida pelo Sebrae de Mato Grosso.
Sessões culturais, workshops, palestras e debates, projecção de filmes foram as actividades mais notórias de um evento carregado de emoção e de entusiasmo, quer por parte da comitiva que a ETNIA organizou com guineenses e portugueses, quer ainda da parte dos brasileiros dos diversos organismos públicos e privado que participaram nas diversas iniciativas.
A mais - valia que pode representar o Espaço Lusófono não é só cultural e está cada vez mais clara a interacção possível nos domínios da economia e também da educação. Os produtores de artesanato de Mato Grosso estão desejosos por internacionalizar os seus produtos de grande qualidade e estão disponíveis para serem promotores de produtos artesanais dos restantes países lusófonos.
O potencial existente é claramente colocado em evidência através de encontros de trabalho e lazer que o Circuito Cultural promove e incentiva.
A próxima etapa da iniciativa será certamente em Portugal, esperando-se que os potenciais apoios venham a surgir, sabendo-se que se trata de um investimento em relações que têm um grande futuro pela frente.
Um dos temas das sessões havidas foi precisamente o empreendedorismo social e as Oficinas de Projectos foram apresentadas e acolhidas como uma boa solução para incentivar a iniciativa local e reforçar as competências chave dos promotores de projectos profissionais e empresariais.

Carlos Ribeiro, in "http://pracadasredes.blogspot.com"

1 comentário:

  1. Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/v/RGtU4xxajPg&hl=pt_PT&fs=1&color1=0xe1600f&color2=0xfebd01

    ResponderEliminar